domingo, 8 de julho de 2012
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Missão da Escola
Missão da Escola
Coordenar a formulação e implementação do P.P.P. da escola, oportunizando uma aprendizagem significativa e formação de valores, estabelecendo parcerias com os poderes públicos, sociedade civil e famílias, para assegurar aos nossos alunos um alto padrão de aprendizagem para que sejam cidadãos críticos, participativos, co-autores do seu crescimento pessoal e transformadores da sociedade.
Celina Soares de Paiva - Sinopse Biográfica
Celina Soares de Paiva - Sinopse Biográfica
Nascida em Uberaba, a 25 de abril de 1881, a professora CELINA SOARES DE PAIVA era filha de José Severino Soares e Antônia Ignez Soares.
Casou-se em primeiras núpcias com Otávio de Paiva Teixeira, prematuramente falecido, com quem teve um filho, Dr. Glycon de Paiva, economista e renomado engenheiro de minas.
Do seu segundo matrimônio com Faustino Pereira da Silva, vieram-lhe os filhos Faustino Pereira da Silva Júnior, médico; e Gaspar de Paiva, engenheiro civil. Sua família floriu em netos e bisnetos.
A vocação de Celina para o magistério surgiu no amanhecer da vida. Terminados os estudos na Escola Normal de Uberaba, nela passou a lecionar. Posteriormente exerceu o magistério na Escola Metodista de Ribeirão Preto. Mas foi ao regressar a Uberaba que sua ação educadora se fez mais fecunda. Aqui fundou uma escola particular - Externato São Geraldo, caminho inicial para inúmeros homens de letra, políticos, médicos, engenheiros, advogados, empresários.
Em uma carta ao Prefeito de Uberaba, Dr. Glycon de Paiva assim delineou a atuação educacional de sua mãe: “Amou de fato os seus alunos em anos sucessivos. Formou-lhes profundamente a personalidade. Influiu indireta, mas decisivamente nos rumos morais, sociais e econômicos de boa parte de nossa gente.”
E na justificativa do projeto de lei que nominava a escola a ser criada em 1976, então o vereador, Dr. Israel José da Silva, assim se expressou: “É justo que se perpetue numa das escolas de Uberaba o nome de Celina Soares de Paiva, professora, por tanto tempo, da geração nascida na 1ª década deste século.”
Professora Celina faleceu em 1975, aos 94 anos. Mas sua presença nesta casa será bem mais do que um nome ou uma foto. Para quantos aqui trabalham e trabalharão, a professora Celina Soares de Paiva será o modelo da mestra competente e o exemplo da educadora deveras vocacionada e devotada à causa sublime do magistério.
Histórico da Escola
Histórico da Escola
A Escola Municipal Celina Soares de Paiva, atualmente localizada no km 4 da rodovia MG 427, foi criada pela Lei Municipal n.º 2.536 em 23 de janeiro de 1976, durante o governo do prefeito Dr. Hugo Rodrigues da Cunha, sendo autorizada a funcionar por meio da Portaria. DRE n.º14/81, publicada no Minas Gerais em 21 de julho de 1981.
Desde a sua criação a escola sempre teve como objetivo atender a comunidade rural do município. Inicialmente atendia alunos de Pré-Escolar e de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e as turmas eram multiseriadas.
No dia 28 de abril de 1992, a Escola Municipal Celina Soares de Paiva inaugurou seu novo prédio escolar, constituído de 4 salas de aula, cantina, secretaria, sala de direção, sala de professores, sanitário para funcionários, pátio coberto, sanitários para alunos e casa para vigia da escola.
Com a ampliação do espaço físico, a escola tornou-se escola núcleo, onde foram agrupadas as escolas multiseriadas: Escola Municipal Mário de Assis Guimarães, Escola Municipal Tobias Antonio Rosa e Escola Municipal Princesa Isabel. A nucleação provocou mudanças consideráveis na organização da escola, os funcionários das escolas extintas passaram a ser funcionários da escola, as turmas deixaram de ser multiseriadas tornando-se seriadas e a Prefeitura Municipal de Uberaba passou a oferecer o transporte escolar gratuito para o deslocamento dos alunos das fazendas até a escola.
A escola inicia o atendimento aos alunos no turno noturno a partir de 1992, com a extensão das séries finais do Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª série) autorizada pela Lei Municipal n.º 4.917, publicada em 19 de junho de 1992, e pela Portaria SEE n.º 936/93, publicada em 24 de novembro de 1993. A partir de 1993 começa também a atender alunos em defasagem idade/série por meio do Curso Regular de Suplência de 1ª à 4ª série, autorizado pela Portaria SEE n.º 921/93, publicada em 12 de novembro de 1993.
Em 2002, atendendo às determinações da Secretaria Municipal de Educação, a escola deixou de oferecer o turno noturno. Em 2001, o turno noturno da escola atendia apenas 2 turmas em decorrência da redução do número de alunos regularmente matriculados, visto que, grande parte da demanda encerrou o ensino fundamental por meio dos Projetos de aceleração de estudos da Secretaria Municipal de Educação.
A primeira Diretora da Escola Municipal Celina Soares de Paiva foi Vani Maria da Silva, que permaneceu na administração desta no período de 1992 até julho de 1995, deixando marcas de um trabalho sério e comprometido.
A mudança na direção da escola ocorreu em 1995, em decorrência de uma mudança na política educacional do município instituindo a eleição direta para diretores das escolas municipais. Como a diretora em exercício não se submeteu ao processo, a Secretaria de
Educação designou a supervisora Mônica Maria Pacheco para assumir a direção da escola. Em 1999, em decorrência de novo concurso, a diretora Mônica Maria Pacheco permanece na direção da escola, sendo aprovada no concurso e eleita pela comunidade escolar, respondendo pela direção da escola até 09/04/2004, quando a diretora Creusa Maria de Morais, também concursada e eleita pela comunidade escolar, assume a direção da escola até a data presente.
A primeira ampliação do prédio escolar ocorreu em dezembro de 1998, no governo do prefeito Dr. Marcos Montes Cordeiro, com a construção de mais um bloco com 4 salas de aula. Em 2003, foi construída a quadra poliesportiva, que embora sendo descoberta, atendia melhor às necessidades dos alunos no sentido de um espaço mais adequado para as atividades físicas. Com essa ampliação foi possível viabilizar a adequação do espaço físico da escola.
Em 03 de setembro de 2002, foi concretizada a parceria com a empresa Uberlândia Refrescos – Coca-Cola, que muito tem contribuído com nossos projetos. Um dos frutos desta parceria foi a viabilização do Projeto de implantação de um curso de informática, oferecido aos alunos em horário extraturno, que só se tornou possível através do empréstimo de 4 microcomputadores da empresa para a escola.
No final de 2002, foi aprovada pela Secretaria de Educação a proposta de implantação do Regime de Tempo Integral para a escola, prevendo o início de seu funcionamento a partir de 2003. Dessa forma, a Escola Municipal Celina Soares de Paiva torna-se o primeiro Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM da zona rural, atendendo em período integral, 93 alunos do 1º ciclo (6 a 8 anos), através dos projetos de Avicultura, Prática de Leitura, Prática Desportiva, Acompanhamento de tarefas e estudos, Higiene e Saúde-Educação Sexual , Informática e Canto Coral.
No ano de 2005 a escola voltou a oferecer o ensino noturno, com turmas de 12, 13, 14 anos e Acertando o passo I. No turno vespertino, abertura de classe de 4 anos, atendendo assim,uma necessidade da comunidade escolar.
No ano de 2005, com a gestão do prefeito Municipal Anderson Adauto a educação municipal foi muito valorizada, a quadra poliesportiva foi coberta, foi implantado um Laboratório de Informática com 13 computadores com os quais a escola pode atender todos os alunos em seus turnos e também a Comunidade escolar.
No ano de 2006,escola foi pintada, foram instalados o Laboratório do Sistema Positivo, o Laboratório de Aprendizagem e a Sala de recursos para atender alunos com defasagem de aprendizagem, os alunos receberam kits de materiais escolares e uniformes.
A partir de 01/05/2006, o ensino regular passa a ser oferecido em duas modalidades: o 1º e 2º ciclos para crianças de 6 a 10 anos e seriação para alunos de 5ª a 8ª série. Devido ao baixo rendimento apresentado no ano anterior, constatado pelo SAEM (Sistema de Avaliação do Ensino Municipal) o qual realiza 4 avaliações durante o ano, para facilitar a intervenção imediata aos alunos que apresentarem rendimento insatisfatório.
Em 2006 as equipes das escolas foram orientadas para a reelaboração dos seus P.P.P. através do curso de capacitação com os Professores Mares Guia e Dedê Prais. A Prefeitura Municipal de Uberaba adquiriu uma nova área anexa a escola.
O EJA, o Laboratório de Aprendizagem e a Sala de Recursos foram extintos no início de 2007.
E, no 2º semestre deste mesmo ano foi implantado o S. O. S. Pedagógico para atender os alunos de 8 anos, que apresentavam dificuldades e defasagens escolares.
Em 2008 o S. O. S. Pedagógico se estendeu às turmas de 5ª à 8ª séries. Incluiu-se Horticultura no Plano Curricular do CIEM. Foi implantado a Internet na escola.
Em seguida os alunos de 5ª a 8ª séries, funcionários administrativos e educadores receberam os seus e-mails do Projeto Uberaba Digital.
A equipe do PSF/Capelinha do Barreiro iniciou um trabalho à nossa comunidade escolar com atendimento quinzenal.
No ano de 2009, a Diretora Creusa Maria de Morais, submeteu-se a novo concurso e eleição para a direção da escola, sendo reeleita pela comunidade escolar para o triênio 2009/2012. Extinção do SOS Pedagógico e também dos PII responsáveis pelo atendimento no Laboratório de Informática.
No ano de 2010 iniciou-se a Formação Continuada em Serviço ministrada pela equipe gestora, sendo esta uma proposta do Departamento de Formação Continuada da SEMEC, a escola começa a receber os equipamentos para atender os alunos com necessidades educacionais especiais (AEE), porém há o entrave da falta de espaço físico, o que requer uma ampliação emergencial da escola.
Em 2011, a sala de Atendimento Educacional Especializado começou a funcionar pela manhã e tarde. Contamos com cinco turmas atendidas na Educação de Tempo Integral, sendo duas turmas no período matutino e três, no vespertino. Todas as turmas freqüentam regularmente o laboratório de informática, com acesso a internet e mesas pedagógicas(educação infantil e ciclo inicial e complementar). Os alunos de 5ª a 8ª série foram inseridos no Programa Um Computador por Aluno (UCA) e já iniciaram os trabalhos com este novo recurso.
Além do compromisso com a qualidade, buscamos a valorização do “Humano” em cada uma de nossas ações, para que possamos formar homens mais felizes.
Autorização do Funcionamento
ESCOLA MUNICIPAL CELINA SOARES DE PAIVA
“EDUCANDO PARA A PLENA CIDADANIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”
Þ Portaria de autorização do funcionamento:
21/07/1981 nº 14/81
Þ Criada em 19-03-79 – Lei Municipal 2.890
Þ Localizada MG 427 - Km 04 / Rodovia Uberaba / Volta Grande
Þ Área construída: 642,60 m2
Þ Área total: 3.712.274 m2
Lei Federal no 9394/96 de 20-12-96
Lei Municipal nº 7636 de 11-08-2000
Assinar:
Comentários (Atom)